Pesquisar este blog

Tipos de florestas


A temperatura, o solo, o clima, o relevo e as chuvas são alguns dos elementos que decidem os tipos de formações vegetais de cada região do planeta.

Segundo o FAO, relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação de 2011, as florestas ocupam cerca de 30% dos territórios dos 233 países pesquisados na ocasião, isso equivale à cerca de 4 bilhões de hectares. 

Existem sete tipos principais de formações vegetais no mundo. A partir dessas sete, cada região pode ter formações mais específica e detalhada.




Os sete tipos principais de florestas


  • Floresta pluvial tropical: Se localizam geograficamente, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de bio-diversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos, ou seja, possuem a maior bio-diversidade.

  • Floresta Temperada: É encontrada principalmente no hemisfério norte, entre os trópicos e os círculos polares. Os países que possuem esse tipo de florestas são: Europa, Estados Unidos, Ásia e o Sul do Chile. As florestas temperadas produzem uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e no outono as árvores perdem suas folhas, e são conhecidas como caducifólias.


  • Florestas de coníferas: Vegetação  encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares e com  clima de inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros.

  • Tundra: Está presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. A principal característica dessa vegetação é em relação ao clima. Ela se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são: liquens, musgos e plantas herbáceas. Esses vegetais se desenvolvem melhor no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta por  gelo.

  • Savana: Essa vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro. As savanas possuem basicamente: gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. Ficam situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas. A seca (inverno) e a chuvosa (verão). No mundo essa vegetação está na América do Sul, África, Ásia e Austrália.


  • Estepe e pradarias: São formados por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado. O estepe geralmente se desenvolve em lugares mais secos, e as pradarias em locais mais úmidos. As pradarias são utilizadas como pastagem na pecuária. Essas vegetações são encontrados na América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho), América do Norte e Ásia.

  • Vegetação desértica: São áreas  de clima geralmente seco e árido. Os vegetais são muito adaptados à falta de água. As raízes são bem grandes e chegam ao lençol freático e quando ocorre chuva. brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário