Pesquisar este blog

Livros Sobre os Animais



O maior mamífero do planeta é o foco de duas edições que valem o mergulho nas palavras e ilustrações. Belezura Marinha reúne espécies ameaçadas de extinção em textos poéticos. Sou a Maior Coisa que Há no Mar é mais lúdico, mas tem seus pontos de discussão.

Lalau e Laurabeatriz fazem uma viagem pelo universo e hábitos dos animais marinhos. Por meio de poesias de fácil compreensão, as crianças podem entender onde os bichinhos vivem, de que se alimentam, como se reproduzem. Além das baleias, tartarugas e leões-marinhos passeiam pelas páginas da obra.

Há, no final de Belezura Marinha, uma “bichografia”. As ilustrações, lindas, foram compostas em tinta acrílica sobre tela, como quadros de verdade.

A arte de Sou a Maior Coisa que Há no Mar encanta pelos traços coloridos, em tons de verde e azul turquesa.

As comparações de um polvo com os demais animais proporcionam uma nova descoberta de um dos ecossistemas mais ricos do planeta.

Sentindo-se o maior habitante dos mares, o divertido molusco brinca com seu tamanho – o que possibilita aos pais usarerem isso para darem noções de grande e pequeno, maior e menor, mostrando que tudo depende de um referencial. A adorável lula passeia pelo oceano fazendo comparações e repetindo seu refrão, até que se depara com um ser muuuuito maior. Mas ela não altera seu estado de espírito e encontra uma forma de continuar sendo a maioral. É uma brincadeira que se estende à capa e contracapa. Preste atenção até no código de barras.

Diferentes na concepção, mas iguais na diversão, Belezura Marinha e Sou a Maior Coisa que Há no Mar são obras que valem a pena serem exploradas.


Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental aprenderam um pouco sobre animais em extinção e a importância da preservação do meio ambiente durante uma hora do conto especial realizada antes do recesso. Os pequenos conheceram um pouco da vida de Xica, um peixe-boi que teve sua história relatada no livro de mesmo nome, escrito e ilustrado pela autora pernambucana Rosinha. A história mistura ficção e realidade para abordar a responsabilidade humana na preservação das espécies em extinção. De maneira envolvente, as crianças torcem pelo final feliz da personagem. E, para mostrar que os animais não devem ser retirados do seu habitat natural, os estudantes realizaram diversos trabalhos que podem ser conferidos no mural da Biblioteca Infantil até o final do mês de agosto.


A preservação das espécies ameaçadas de extinção tem conquistado uma importância cada vez maior em todo o mundo. Com este atlas ilustrado, as crianças passarão a reconhecer os animais ameaçados em cada parte do mundo, para que possam ajudar a preservá-los.


100 dos animais em do Brasil estão neste livro como Tamanduá-bandeira, onça pintada, cardeal-amarelo... neste livro mostra seus hábitos comportamento e por que estão em extinção.

Autor: Recreio/National Geopraphic
Editora Abril
Traz informações sobre mais de 30 animais e suas características, como habitat, modo de vida e alimentação. O livro ainda conta com sugestões de leitura e aprofundamento para os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário