wp.clicrbs.com.br
A presente obra divide-se em três partes. Na primeira parte, Escolhas Possíveis, apresentam-se os problemas do aquecimento global e do desmatamento amazônico. A seguir, discutem-se as características e as deficiências do modelo regulatório/comando e controle e do modelo de instrumentos econômicos, buscando integrá-los. Há escolhas possíveis, construídas a partir daquela integração.
Na segunda parte, Pressupostos do Modelo, discutem-se os pressupostos de um modelo de desenvolvimento sustentável, e, principalmente, os pressupostos do nosso modelo para a Amazônia. Tais pressupostos podem auxiliar a reformulação, a elaboração ou mesmo a reafirmação de propostas. O fortalecimento da democracia, o protagonismo da cidadania, a singularidade humana, a dependência dos recursos naturais inspiraram a escolha de nossos pressupostos. Essa escolha política se revelou também nas propostas do modelo.
Autor: Aldo Brasil
Editora: Blog do Aldo
Resenha:
As transformações ambientais provocadas no bairro Floresta são o foco da mais recente história infantil publicada no livro "Pedrinho e Amigos em: a Campanha Contra o Desmatamento Ilegal", que vai ser lançado nesta quinta-feira (dia 19), no auditório da Univille, às 19h30.
A obra faz parte dos projetos Educa (de pesquisa em educação ambiental, história, patrimônio e gestão ambiental comunitária), coordenado pela professora e pesquisadora da Univille Nelma Baldin, e deverá ser distribuído gratuitamente a professores da rede municipal de Joinville.
Na obra, de ficção, depois de uma aula no colégio sobre a riqueza ambiental perdida pelo bairro, um estudante da 5ª série — Pedrinho — decide criar um movimento na comunidade para desarticular a ação de desmatadores, com o objetivo de salvar o Floresta de mais destruição.
Na terceira parte, Um Modelo de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia, apresentam-se e analisam-se as propostas, e o modelo ganha forma concretamente. O modelo em questão não pretende a unanimidade e, obviamente, não estará imune a críticas. Mas é corajoso, desafiando os caminhos do aplauso previsível, do idealismo irrealista, da realidade insensível e do senso comum.
www.caranguejo.org.br
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Resenha:
A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".
É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.
Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#
Autor: Maria Elisa Marcondes Helene
Editora: SCIPIONE
Resenha: As razões do desmatamento, os impactos ambientais, sociais, econômicos e comerciais que ele acarreta, a relação entre desmatamento e pobreza e a importância da diversidade biológica, que desaparece junto com a floresta, são os principais temas abordados neste livro. A Amazônia brasileira e a Mata Atlântica são tratadas separadamente, e o s reflorestamentos também são comentados.
www.americanas.com.br
Autor: Vinicius Donola, Roberta Salomone
Editora: Globo
Resenha:
Preocupados com a destruição da floresta Amazônica, os jornalistas Vinícius Dônola e Roberta Salomone decidiram usar a literatura para falar com as crianças sobre o desmatamento. Da criatividade do casal surgiu a escola Oco do Toco onde estuda uma turma de insetos muito divertida: o vagalume Vaguinho, o cupim Zé Pedro Madeira, a abelha I melda Flores, a joaninha Maria do Socorro, o gafanhoto Aurélio Perna Seca e a borboleta Ritinha. A escola fica no oco de uma seringueira de mais de 50 anos, no meio da Floresta Amazônica. Durante a aula da professora Dona Cigarra, a turma ouve um barulho terrível e descobre que a seringueira corre perigo. A partir desse momento, Vaguinho e seus amigos terão que buscar ajuda e descobrirem como salvar a escola e preservar as árvores da floresta. Lindamente ilustrado por Fabiana Salomão, a deliciosa aventura de Vaguinho mostra para as crianças como é importante preservar a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário