A partir de meados do seculo XVIII, a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais europeias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste “progresso.Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.
A cada ano, países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns e amplamente dispersos são o MONÓXIDO DE CARBONO, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono , ou as partículas em suspensão. O nível de poluição e medido pela de concentração de contaminantes microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o numero de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça partículas inaláveis , dióxido de enxofre, ozônio dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substancia podem causar sérios danos a saúde de homem. O monóxido de carbono, por exemplo, diminui a capacidade do oxigênio pelo corpo, podendo causar hipóxia tecidual. Já o ozônio possui papel oxidante e citotóxico podendo causar irritação nos olhos e diminuição de capacidade pulmonar, por exemplo. O dióxido de enxofre relaciona se com irritações nas vias aéreas superiores assim como o dióxido de nitrogênio . Esse ultimo também pode provocar provocar danos graves aos pulmões.
Geração da poluição
A poluição nas grandes cidades de hoje, são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo. A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade e monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá- los de lado atualmente é extremamente difícil.
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