Pesquisar este blog

Bio Combustível

Os bio combustíveis são um tipo de combustível de origem biológica e natural. É uma fonte renovável de energia que é produzida através da queima da biomassa ou de seus de seus derivados (como o etanol, biodiesel, biogás, óleo vegetal…).
A biomassa é constituída por material orgânico que pode ser utilizado na produção de algum tipo de energia. Os bio combustíveis correspondem a uma das formas sob as quais a biomassa pode ser empregada, além de serem tidos como uma alternativa econômica e ambiental para reduzir a queima dos combustíveis fósseis.


Normalmente, os tipos de biomassa utilizados como matérias-primas dos bio combustíveis  são as plantas oleaginosas (vegetais que possuem substâncias em forma de óleos e gorduras), como a cana-de-açucar, o girassol, a mamona, a palma entre outros.
o Brasil possui uma produção de etanol que supera os 21,5 milhões de barris por ano, o que equivale a um montante de aproximadamente 3,52 bilhões de litros.
As vantagens dos bio combustíveis : Não poluem tanto com sua queima e seu processamento; normalmente podem ser cultivados; são renováveis; geram empregos, diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis e   aumentam os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial.
As desvantagens dos bio combustíveis: necessidade de amplas áreas agricultáveis aumentando assim o desmatamento e pressão sobre o preço dos alimentos, que podem ter sua produção diminuída para dar lugar à produção de biomassa.


De toda forma, a produção de bio combustíveis se dá de maneira mais favorável em países que possuem uma larga extensão territorial. Esse cenário favorece, especialmente, o Brasil e os Estados Unidos, líderes mundiais na produção e consumo dessa importante fonte de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário